TCC

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é um método de psicoterapia breve, orientada e estruturada ao presente, direcionada a resolver problemas atuais, reestruturar os pensamentos e a regular as emoções e os comportamentos disfuncionais.
Seu princípio básico é de que a maneira como percebemos uma situação e pensamos diante dela, e não a situação em si é que determina nossas emoções e comportamentos. Por exemplo, estar em um Shopping Center não representa uma situação ameaçadora para a maioria das pessoas e, portanto, não desperta fortes emoções. Porém, para um paciente com transtorno de ansiedade, estar em um Shopping pode ser percebido como ameaçador, pois ele pode pensar que algo de pior vai lhe acontecer como: vou ter um ataque ou as pessoas vão ficar me olhando e rindo de mim, dentre outros pensamentos, levando a emoções muito fortes e a comportamentos ditos disfuncionais (sente-se mal, quer ir embora do local, etc). Em outras palavras, as nossas cognições (pensamentos) determinam as emoções (sentimentos) e comportamentos (ações) que as acompanham. Portanto, atua-se sobre as cognições, buscando, dessa forma, alterar as emoções e os comportamentos que estão causando angústia para o indivíduo. Daí origina-se o nome de Terapia Cognitivo Comportamental.
Ao longo do processo terapêutico, o terapeuta procura atuar diretamente sobre o sistema de esquemas e crenças do paciente a fim de promover sua reestruturação cognitiva. Em paralelo à reestruturação, o terapeuta cognitivo utiliza ainda uma abordagem de resolução de problemas.

Alguns transtornos para os quais a TCC é eficaz:

Depressão;

Insônia;
Hipomania ou episódios maníacos (visão inflada de si, dos outros e do mundo);
Ideação ou comportamento suicida (desesperança em relação ao futuro);
Ansiedade – generalizada ou estado de pânico (ameaça real ou imaginária de perigo iminente);
Fobias (ansiedade persistente, intensa e irreal, em resposta a uma situação específica);
Estado paranóide (visão dos outros como manipuladores e mal intencionados);
Transtorno Obsessivo-Compulsivo – TOC (pensamentos continuados e persistentes sobre segurança; atos repetitivos para precaver-se de ameaças, rituais);
Transtornos Alimentares: Obesidade, Anorexia e Bulimia
Hipocondria (preocupação exagerada com doenças);
Dentre outros.