Dicas de livros para ajudar na hora do Desfralde

O momento do desfralde acaba sendo uma fase desafiadora para alguns papais e mamães. É um período que exige muita paciência e persistência e justamente por este motivo, separei alguns livros infantis que poderão ajuda-los nesta etapa.  

Espero que gostem! 

1 – O que tem dentro da sua fralda? 

Guido Van Genechten (Ed. Brinque Book)

imagem.aspx-2Ratinho é muito curioso. Ele gosta de descobrir como tudo é por dentro. Nada escapa de Ratinho, nem mesmo as fraldas de seus amigos. Coelho, Cabrita, Cachorrinho, Bezerro, Potrinho e Porquinho, todos mostram suas fraldas. Então, claro, eles também querem ver a fralda de Ratinho. Uma grande surpresa os espera.

(Particularmente, é um dos meus preferidos sobre esse assunto. É um livro interativo onde as crianças tem que abrir a fralda dos animais para ver o que tem dentro).

2 – O pirata Pedro e o seu penico

Andrea Pennington (Ed. Salamandra)

51K1QIu2cmL._SY498_BO1,204,203,200_Até os piratas usam o penico! Acompanhe o Pirata Pedro enquanto ele aprende a usar o penico. Aperte o botão de som para comemorar cada vez que ele acertar! Um livro perfeito para ajudar os meninos na arriscada aventura de se livrar das fraldas.

3 – A princesa Polly e o seu penico

Andrea Pennington (Ed. Salamandra)

61CI8hIFoTL._SY495_BO1,204,203,200_Até as princesas usam o penico! Acompanhe a princesa Polly enquanto ela aprende a usar o penico. Aperto o botão sonoro para comemorar cada vez que ela acertar! Um livro perfeito para ajudar as meninas na arriscada aventura de se livrar das fraldas.

4 – Cocô no Trono

Benoit Charlat (Ed. Companhia das Letrinhas)

41oWAbbjXdL._SX258_BO1,204,203,200_Largar as fraldas e aprender a usar a privada não é tarefa fácil, nem para as crianças nem para os pais e muito menos para os professores. Essa é uma fase que envolve planejamentos e mudanças na rotina – afinal, ter de mandar dez cuecas ou calcinhas e dez shorts por dia para a escola do filho não é atividade corriqueira…
Cocô no trono é um livro divertidíssimo para qualquer um, mas muito útil para quem se vê às voltas com tantas mudas de roupa suja por dia. Estampado em formato grande, em páginas reforçadas e bem coloridas, um pintinho tira sarro de vários bichos que já aprenderam a sentar no trono – e que fazem cada um sua “espécie” de cocô. Mas, ao final, ele também apresenta sua performance (aprende a usar a privada sozinho), e para completar ainda toca a descarga, tarefa que cabe ao leitor desempenhar, apertando um botão sonoro.

5 – Cadê o meu penico?

61Acne9qr-L._SX486_BO1,204,203,200_Mij Kelly (Ed. Companhia das Letrinhas)

A coitada da Hortênsia estava louca de vontade de fazer “uma tal coisa”, mas não encontrava o seu penico por nada… Enquanto isso, a bicharada toda se divertia com um objeto misterioso. Seria uma gamela? Um tigelão? Quando eles descobrem que aquele pote serve para fazer xixi e cocô, ficam encantados com a novidade: estão todos muito apertados e não querem mais saber de sujar o terreiro!
Enquanto isso, Hortênsia pergunta aos animais sobre seu penico, mas eles não o conhecem por esse nome, por isso não podem ajudar. Coitada, será que ela vai recuperá-lo a tempo?
Escrita em versos rimados, esta história fala de maneira divertida sobre uma fase de crescimento e aprendizado na vida das crianças pequenas.

6 – Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito coco na cabeça dela 

Werner Holzwarth (Ed. Companhia das Letrinhas)

41aEfCqocXL._SY340_BO1,204,203,200_O título deste livro simpaticíssimo não deixa a menor dúvida quanto ao tema tratado. O problema se apresenta certa manhã, quando a toupeirinha ia saindo de sua toca: quem teria feito cocô sobre sua cabeça? Para esclarecer o enigma, ela interroga todos os animais que encontra no campo: o cavalo, a pomba, a vaca, o porco… E os diversos bichos suspeitos, para se inocentar, exibem os respectivos cocôs à toupeira: há aqueles pequenos, de animais pequenos; há os de formato peculiar, etc. – cada animal corresponde a um excremento diferente. Até que, finalmente, graças à ajuda de uma dupla de especialistas – duas moscas pretas -, a toupeira encontra o culpado e dá um jeito de se vingar condignamente. As crianças adoram. Durante alguns anos de suas vidas elas acham o assunto fascinante. Além disso, explorá-lo lhes dá oportunidade de nomear o que normalmente deve permanecer oculto – e ao prazer da suposta infração se soma o do desvendamento. (Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ 1994, categoria tradução/criança).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s