Síndrome de Burnout

Sindrome-de-burnout

A principal característica da Síndrome de Burnout (também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional), é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso como é o caso de profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais, mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno, dentre outros.

Os sintomas da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, esquecimentos, sentimento de insatisfação profissional, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima. Geralmente os pacientes também se queixam de sintomas físicos como: dores de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais, perda ou aumento do apetite.

O tratamento geralmente inclui o uso de antidepressivos, a psicoterapia, a prática de atividade física regular e exercícios de relaxamento que também são fundamentais para ajudar a controlar os sintomas.

Dicas importantes:

  • Pratique exercícios físicos;
  • Desfrute de momentos de descontração e lazer;
  • Mude seu estilo de vida;
  • Conscientize-se de que o consumo de álcool e de outras drogas não vai te ajudar a resolver seu problema;
  • Estabeleça metas e planos para o seu futuro;
  • Estabeleça limites para voce mesmo;
  • Reorganize suas tarefas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s