Cirurgias definitivas podem ocasionar muitas mudanças nas áreas de vida do paciente como: social, familiar, emocionais, físicas, mudanças de hábitos, dentre outras.
Sendo assim, o Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu uma resolução onde o médico precisa obter uma avaliação multiprofissional sobre as condições físicas e emocionais do paciente antes de operá-lo.
A avaliação psicológica é parte fundamental deste processo no qual o psicólogo vai avaliar as condições psíquicas e emocionais do paciente frente ao procedimento cirúrgico e vai prepara-lo para lidar com as mudanças que poderão surgir em sua vida.
Avaliação/ Laudo Psicológico para Cirurgia Bariátrica
A obesidade, nos últimos anos, tornou-se epidemia mundial e passou a ser o foco de atenção de inúmeros estudos. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgados recentemente revelaram que, em 2008, mais de 200 milhões de homens e 300 milhões de mulheres estavam obesos. Além disso, 65% da população vivia em países em que o sobrepeso e a obesidade matavam mais do que o baixo peso e a desnutrição.
A elevada prevalência da obesidade, em nível mundial, tem exigido esforços, por parte dos profissionais envolvidos em seu tratamento (médicos e demais profissionais da área de saúde), no sentido de encontrar alternativas para o manejo adequado do quadro. Neste cenário, a cirurgia bariátrica vem sendo considerada a única alternativa efetiva no manejo da obesidade, visto que oferece benefícios que vão além de perda de peso significativa e prolongada, e inclui redução das comorbidades associadas, remissão de sintomas de depressão e ansiedade, melhora no funcionamento sexual, aumento do nível de atividade e melhora geral da qualidade de vida associada à saúde (*).
Seja qual for o motivo de optar pela cirurgia bariátrica (tentativas fracassadas de emagrecimento, doenças pré existentes ou fatores genéticos), percebemos que existem fatores emocionais ligados a causa ou as conseqüências da obesidade: ansiedade, tristeza ou depressão, compulsão alimentar, impulsividade, dificuldade em lidar com frustrações, desesperança, baixa autoestima, dentre outros. Nesse contexto, o psicólogo apresenta-se como parte da equipe multiprofissional, responsável pela avaliação psicológica pré-operatória do candidato ao procedimento bariátrico.
Num primeiro momento, o paciente poderá resistir à avaliação psicológica pois pode ter a fantasia de que o psicólogo tentará convence-lo a mudar de idéia, por achar desnecessário passar pela avaliação ou por saber que levarão alguns encontros até que o laudo psicológico fique pronto.
É valido ressaltar que a avaliação psicológica para cirurgia bariátrica vai analisar os aspectos que estão presentes na vida desse paciente e que interferiram para o seu ganho de peso até o momento e também vai prepara-lo para as mudanças que poderão surgir com o procedimento.
Tão importante quanto a avaliação psicológica para a cirurgia bariátrica seria o acompanhamento psicológico pós cirúrgico, para ajudar o paciente nos desafios dessa nova fase de vida.
Avaliação/ Laudo Psicológico para cirurgias de Vasectomia, Laqueadura, Estéticas:
Em casos de cirurgias como vasectomia, laqueadura e estéticas, a avaliação psicológica também desempenha um papel fundamental pois vai avaliar as condições psicológicas para o procedimento cirúrgico como também prepara-lo para as mudanças que ocorrerão posteriormente.
Importante: É essencial que você procure por um psicólogo qualificado e especializado em avaliações e em distúrbios alimentares (no caso da Bariátrica).
*Referência: http://www.scielo.br/pdf/abcd/v27s1/pt_0102-6720-abcd-27-s1-00059.pdf