Livros indicados para Psicoterapeutas e Pacientes

No post de hoje, selecionei alguns livros com base na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) que considero essenciais tanto psicoterapeutas como auxílio na prática clínica, quanto para pacientes em suas dificuldades no dia-dia, já que tem uma linguagem fácil e com técnicas eficazes da TCC. Espero que gostem: 

1 – Terapia Cognitivo-Comportamental – Teoria e Prática

imagem.aspx

(Judith Beck)

Nesta nova edição de seu guia fundamental – tanto para terapeutas experientes como para aqueles que desejam aprender os princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental (TCC) – Judith S. Beck apresenta aos leitores um sólido embasamento da teoria, dos princípios e da prática dessa técnica. Com estilo acessível, mostra como aplicar com sucesso técnicas que podem produzir mudança emocional e comportamental duradoura.

2 – Vencendo a Ansiedade e a Preocupação – com a Terapia Cognitivo Comportamental (Manual do Paciente)

(Aaron T. Beck, David A. Clark)20120801093654_CLARK_Vencendo_Ansiedade_Preocupacao_TCC_G

Existe livro, escrito por Aaron T. Beck, criador da Psicologia Cognitiva, e David A. Clark é fantástico para aqueles que desejam diminuir a sua ansiedade e as suas preocupações. 

Na versão para paciente, qualquer pessoa pode começar a ler o livro e utilizar os conhecimentos, técnicas e avaliações para melhorar esta parte de suas vidas.

3 – Pense Magro – Por toda a vida. A dieta definitiva de Judith S. Beck

(Judith S. Beck) 

41xxrF0NZSL

Agora você vai ser bem-sucedido em sua dieta, emagrecendo com segurança e o que é mais importante, vai continuar magro para sempre. Isto será possível, porque este é o primeiro livro que aplica os benefícios comprovados da terapia cognitiva para dietas de emagrecimento. Atrelado a qualquer dieta adequada, este programa de seis semanas oferece as ferramentas para pensar diferente e fazer mudanças comportamentais necessárias para emagrecer e manter a perda de peso.

 

4 – Vencendo o Transtorno Obsessivo-Compulsivo

(Aristides Volpato Cordioli)

51Gdc9IaQAL._SX382_BO1,204,203,200_Preocupar-se excessivamente com limpeza, lavar as mãos a todo momento e revisar diversas vezes portas e janelas antes de deitar são alguns exemplos de ações popularmente conhecidas como manias mas que, na verdade, são sintomas de um transtorno que interfere de forma acentuada na vida de seus portadores: o transtorno obsessivo-compulsivo, ou TOC. Este livro é uma ferramenta prática e acessível para auxiliar a vencer o transtorno.

5 – A Mente Vencendo o Humor

(Dennis Greenberger e Christine A. Padesly)
index.cgi-2

Este é um livro diferente e útil para indivíduos que desejam fazer mudanças em suas vidas e um forte subsídio para os psicoterapeutas junto aos seus pacientes. Este manual mostra como a terapia cognitiva pode melhorar sua vida.

 

 

 

6 – Aprenda a ser Otimista

(Martin E.P. Seligman)

index.cgi-3O livro ensina como se tornar um verdadeiro otimista por meio do fortalecimento interior, mostrando como desenvolver níveis de otimismo que permitam viver uma vida plena de realizações. “Nossa análise mostra que a mudança do pessimismo para o otimismo é, pelo menos parcialmente, responsável pela prevenção de sintomas depressivos”, ressalta o autor.

 

 

 

7 – As 10 bobagens mais comuns que as pessoas inteligentes cometem e técnicas eficazes para evitá-las

(Arthur Freeman e RoseDeWolf – Prefácio: Aaron T. Beck)

index.cgi-4Muitas vezes cometemos erros aparentemente inexplicáveis: mancadas, “brancos”, ataques de insegurança, acessos de fúria desproporcional… momentos em que nossa (des)inteligência emocional supera nossa inteligência racional e desfoca nosso olhar. Se tivéssemos parado para pensar, teríamos agido diferente. Quando ultrapassamos nosso limite de resistência, o cérebro passa a trabalhar em modo automático, nem sempre adequado às circunstâncias. Se o estresse é inevitável, os erros que ele nos leva a cometer não são. Esse é o ponto de partida do livro: os autores revelam os padrões de pensamento que induzem a grande maioria das pessoas a fazer bobagens quando estão sob pressão, e propõem técnicas efetivas para modificá-las.

8 – Laços

(Patrícia Quaresma Ragone)

index.cgi-5Laços é o primeiro livro no Brasil voltado para a orientação familiar fundamentado no modelo cognitivo. Esse enfoque é trabalhado em outras publicações divulgadas no país. Porém, a maioria se direciona para o segmento profissional. Laços traz depoimentos pessoais e exemplos de casos clínicos reais que aproximam o leitor da obra, ao fazer com que ele identifique essas passagens com suas próprias vivências. A publicação aborda temas que auxiliam na melhoria do processo de relacionamento em geral e incentiva a promoção do auto conhecimento. O livro é atual, discute temas pertinentes aos dias atuais como distúrbios alimentares, drogas, depressão, síndrome do pânico, entre outros. A leitura permite um desdobramento terapêutico para cada leitor: pais, filhos, jovens, adultos.

9 – Como lidar com as preocupações

(Robert L. Leahy)

index.cgi-6Sete passos para impedir que as preocupações paralisem você.

“Recomendo intensamente este livro para todos os que se preocupam… e isso inclui praticamente todos nós. O eminente psicólogo, Dr. Robert L. Leahy, elaborou um programa fácil de seguir, identificando preocupações improdutivas na ampla extensão dos relacionamentos, do trabalho, da saúde e das finanças. Em elegante estilo, ele nos mostra como neutralizá-las e até mesmo eliminá-las”.
(Aaron T. Beck, M. D)

 

10 – Felicidade Autêntica

(Martin E. P. Seligman)

index.cgi-7Pesquisas recentes demonstram que a felicidade pode aumentar e se estender. E um novo e revolucionário movimento, a “Psicologia Positiva”, ensina como conseguir isso. Neste livro, o conceituado psicólogo Martin E. P. Seligman apresenta um dos mais notáveis e reveladores estudos científicos feitos até hoje, baseado na idéia revolucionária da Psicologia Positiva. Numa narrativa simples e direta, Seligman apresenta passo a passo suas descobertas sobre felicidade e longevidade e de que maneira podemos dar nossa parcela de contribuição para um mundo melhor e alcançar níveis sustentáveis de alegria, gratificação e significado autênticos em nossas vidas.

11 – Manual de Terapia Cognitivo-comportamental para Casais e Famílias

(Frank M. Dattilio)

index.cgi-8O autor extrai as implicações da pesquisa no mundo real para entender as dificuldades que levam os casais e as famílias a buscar terapia. Descreve maneiras efetivas para identificar e modificar os pensamentos automáticos, reestruturar os esquemas disfuncionais no contexto familiar, lidar com problemas que envolvem regulação emocional, melhorar a comunicação e a resolução de problemas, realizar mudanças comportamentais mutuamente acordadas, praticar e consolidar suas novas habilidades.

 

 

12 – Livre de Ansiedade

(Robert L. Leahy)

index.cgi-9Esta obra investiga as origens da ansiedade e ensina como levar uma vida menos estressante. Utilizando os métodos propostos pelo autor, baseados nos melhores tratamentos psicológicos disponíveis, podemos conquistar uma vida livre de apreensão, tensão e evitação relacionadas à ansiedade.

 

 

 

13 – Vencendo o Transtorno da Personalidade Borderline: Com a Terapia Cognitivo-Comportamental – Tratamentos que funcionam: manual do paciente

(Marsha Linehan)

index.cgiIndivíduos com transtorno da personalidade borderline em geral têm déficits graves nas habilidades comportamentais de enfrentamento. Este livro é um guia passo a passo para ensinar os quatro grupos de habilidades: eficácia interpessoal, regulação emocional, tolerância a estresse e atenção plena. Componente essencial no programa de tratamento da autora, este manual detalha com precisão como implementar os procedimentos para desenvolver essas habilidades comportamentais na terapia dialética comportamental.

 

 

14 – Ciclos de Manutenção em Terapia Cognitivo-Comportamental

(Êdela Aparecida Nicoletti e Mariana Fortunata Donadon – orgs.) 

Este livro aborda os ciclos de manutenção dos principais transtornos mentais ou  psiquiátricos, por meio de uma linguagem acessível, capaz de abranger diversos públicos: desde o estudante de graduação em psicologia até o profissional já graduado ou pós-graduado (psicólogo e psiquiatra), cujo enfoque ou abordagem enquadra-se dentro da Terapia Cognitivo-Comportamental. Os ciclos de manutenção dos transtornos são distorções decorrentes de crenças e/ou regras adquiridas ao longo da vida, as quais conduzem a estratégias interpessoais ineficazes, embora aparentem eficácia aos olhos dos pacientes, os quais colaboram com a manutenção do problema num círculo vicioso (os ciclos de manutenção). Alguns ciclos mais comuns são: redução de atividades, viés negativo, ruminação de problemas, redução de estratégias de enfrentamento, perfeccionismo, esquiva, fuga, os quais podem variar a depender do transtorno em específico. Este é um livro inovador ao apresentar avanços importantes publicados na literatura internacional, agora abordados por renomados profissionais nacionais.

15 – AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NA CLÍNICA EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: A PRÁTICA ILUSTRADA

(Neuraci Gonçalves de Araújo, Juan Pablo Rubino e Maria Inês Santana de Oliveira)

O livro Avaliação e intervenção na clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental: a prática ilustrada, nascido da prática clínica e divulgação científica da TCC de seus organizadores em Sergipe e por todo o Brasil, busca instrumentalizar o terapeuta cognitivo-comportamental à prática clínica atualizada e efetiva. Com rigor e criatividade, teoria e prática encontram-se nesta obra através de relatos de atendimento que aparecem como um passo a passo, de maneira que o leitor possa ter fácil acesso a diferentes formas de manejo clínico embasadas na TCC. Uma avaliação precisa e uma transição coesa desta para uma intervenção eficaz é o que garante a boa prática clínica, e, assim, melhores resultados no processo terapêutico.

16 – PSICOEDUCAÇÃO EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

(Marcele Regine de Carvalho, Lucia Emmanoel Novaes Malagris e Bernard P. Rangé)

 

Resultado de imagem para psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental
Psicoeducação em Terapia Cognitivo-Comportamental surgiu a partir da experiência dos organizadores em psicologia clínica na abordagem e em supervisão de atendimentos psicológicos em clínica-escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As queixas que surgem nos diversos contextos clínicos são bastante semelhantes e, em geral, observa-se a necessidade de esclarecer ao cliente sobre as mesmas para a adesão e efetividade do tratamento. No entanto, nem sempre se encontra material apropriado ao cliente, de modo que a linguagem seja acessível e, de fato, atenda às demandas do caso. Este livro, com textos psicoeducativos baseados na TCC e voltado para uma variedade de queixas, é bastante útil. O material que consta nele ajudará terapeutas e clientes no esclarecimento de uma série de queixas comuns em diversos contextos, facilitando o curso do tratamento e sua efetividade, sendo um complemento básico no processo terapêutico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s