Diferenças:
A principal diferença esta na formação acadêmica de cada um dos profissionais: o Psiquiatra faz a graduação em Medicina e posteriormente residência médica em Psiquiatria. O Psicólogo faz graduação em Psicologia e, em seguida, pode fazer especializações em áreas de atuações específicas (quando psicólogo clínico, geralmente segue uma abordagem terapêutica: Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicanálise, Gestalt, Fenomenologia dentre outras).
Na prática:
Psiquiatra: Identifica qual a desordem e/ou transtorno mental do paciente e também poderá medica-lo se necessário. No caso do tratamento medicamentoso o principal objetivo dos medicamentos é a redução dos sintomas e a melhora da qualidade de vida do paciente. Em alguns casos, o tratamento pode ser mais longo, porem muitos pacientes têm alta após algum tempo de tratamento (estudos evidenciam que os pacientes que associam a medicação com a psicoterapia obtém um resultado mais eficaz no tratamento).
Alguns psiquiatras, quando habilitados, podem também realizar a psicoterapia.
Psicólogo Clínico: Analisa os processos mentais e o comportamento humano, buscando entender o seu paciente como um todo (aspecto Bio-Psico-Social).
Por meio de conversas, técnicas e métodos psicológicos, o psicólogo procura identificar quais as causas que levaram o paciente ao adoecimento mental ou ao comportamento disfuncional e também elabora um plano de tratamento individual para cada paciente.
O tratamento geralmente é realizado por meio de encontros semanais, pelo período de 1 hora/ sessão. A duração do tratamento depende da abordagem terapêutica e do quadro clinico do paciente.
Alguns Objetivos da Psicoterapia:
Tratar doenças psíquicas, promover autoconhecimento, ajudar o paciente a lidar com as adversidades da vida, desenvolvimento da autoestima/ autoconfiança, melhoria nos relacionamentos interpessoais, melhoria na qualidade de vida, mudança na forma de pensar e de se comportar (disfuncionais), dentre outros.
Lembre-se:
- Como o psicólogo não é médico, ele não poderá prescrever nenhum tipo de medicamento ao seu paciente;
- Tanto o Psiquiatra quanto o Psicólogo devem ser registrados em seus respectivos conselhos de classe (CRM – Conselho Regional de Medicina e CRP – Conselho Regional de Psicologia).
A terápia e só alívio para paciente a terápia vc vai conversa desabar falar sobre perda de uma família uma entequerido só ficar saúde e cicatriz ador de perde uma mae e por resto da vida infelizmente o psicólogo só do comportamento do paciente que sofrer de inchaqueca e dor de cabecá a terápia reajé na cabeça paciente se pessoa chorar porque ela tem sentimento tem momento de queré ficar só com seu pensamento sua ideia
CurtirCurtir