Aplicativos para auxiliar pacientes em Psicoterapia

Para facilitar ainda mais a vida de pacientes que estão em Psicoterapia, seguem alguns apps que poderão auxiliar no Tratamento Psicológico na abordagem da TCC.

1 – Cogni: app para pacientes registrarem seus Pensamentos Disfuncionais – (TCC)

screen696x696

O app auxilia pacientes que realizam a psicoterapia na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC): os pacientes criam um Diário de Pensamentos Automáticos Disfuncionais (registrando seus pensamentos, emoções e comportamentos).

Com o tempo, o histórico de Registros de Pensamento começa a revelar quais são os padrões de comportamentos que podem ser identificados e trabalhados juntamente com o terapeuta durante as sessões.

  • Gratuito; disponível para usuários de Android e iOS. (Idiomas: Inglês e Português).

2 – Diário RPD: app para pacientes registrarem seus Pensamentos Disfuncionais – (TCC)

unnamed

Foi desenvolvido para auxiliar tanto o trabalho do Terapeuta Cognitivo-Comportamental quanto ao próprio cliente que encontrará uma maneira fácil, prática e eficiente para fazer seus registros de pensamentos disfuncionais. Por sua praticidade e característica de transformar os registros em dados avaliáveis, de fácil entendimento, ajudará no controle e mensuração da eficácia de procedimentos terapêuticos, que será refletido nos gráficos na medida que houver uma continuidade dos registros, sendo como tal um ótimo recurso para se chegar ao autoconhecimento.

  • Gratuito; disponível para usuários de Android. (Idioma: Português).

3 – Pacifica: app para pacientes que sofrem de Ansiedade

pacifica-04Pacifica é considerado o app mais completo do tipo no mercado para ajudar pessoas que sofrem de ansiedade.

O aplicativo foi desenvolvido com base na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), e auxilia o usuário a estabelecer metas de vida, monitorar a saúde (que pode afetar o estado de animo por exemplo), anotar as emoções e pensamentos e ainda tem o painel de esperança onde o paciente pode anotar sobre suas vitorias, citações para refletir, inspirações.

  • Gratuito; disponível para usuários Android e iOS. (Idiomas: Inglês, Frances e Espanhol).

4 – MindShift: app para pacientes jovens e adolescentes que sofrem de ansiedade

imgingest-4895848575809716964Este app tem como objetivo ensinar o paciente a relaxar, desenvolver formas de pensar mais funcionais e estratégias específicas para enfrentar crises de ansiedade como o pânico e problemas para dormir.

  • Gratuito; disponível para usuários Android e iOS.  (Idioma: Inglês).

5 – Youper: app para pacientes que sofrem de ansiedade social

app-brasileiro-promete-ajudar-tratar-ansiedade_b831c6cde4916f8ed5865ba3d7ce1f7eO Youper foi criado pelo psiquiatra brasileiro José Hamilton e tem base científica fundamentada nos modelos da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). O app ajuda quem precisa superar a ansiedade em situações sociais. No aplicativo o usuário vai testar seu nível de habilidade social e vai personalizar os desafios de acordo com os seus objetivos principais.

Atividades como falar em público, conversar com alguém do sexo oposto, participar de eventos sociais, ou trabalhar sendo observado são alguns exemplos de conquistas que podem ser trabalhadas no Youper.

Hoje conta já com mais de 17 mil usuários, em 115 países do mundo.

  • Gratuito; disponível para usuários Android e iOS.  (Idiomas: Inglês e Português).

 

6 – Voe Livre do Medo: app para pessoas que  tem medo de voar

unnamed-4

O Programa de Voe Livre do Medo visa atender à grande demanda de pessoas que, por motivos pessoais ou de trabalho, precisam voar e o medo se apresenta como forte barreira a esse comportamento. Com experiência no atendimento clínico baseado na Psicoterapia Cognitivo Comportamental, e, ainda, com alto índice de sucesso na psicoterapia para Fobia Específica – Medo de Voar, a Psicóloga Luciana Rizo (CRP 05/29122) – Mestre em Psicologia Cognitiva/UFRJ – organizou esse tratamento com duração de 14 encontros.

Ao longo do tratamento, o cliente terá oportunidade de discutir questões sobre os medos, ansiedade antecipatória e catastrofizações em relação ao vôo; aprenderá ferramentas como a respiração relaxante, relaxamento muscular e questionamento de ‘armadilhas do pensamento’ que auxiliarão no momento do embarque e viagem. E, como parte fundamental do tratamento, o cliente realizará exposições imaginárias no consultório seguidas de simulações de vôo, acompanhados por um piloto experiente em simulador de escola de treinamento de aeronautas parceira do Voe Livre do Medo.

  • Gratuito; disponível para usuários Android e iOS.  (Idiomas: Inglês e Português).

Importante: Os aplicativos NÃO devem ser utilizados como substitutos da psicoterapia, mas como ferramentas complementares para auxiliar ao seu tratamento psicológico.

Se você conhece, utiliza alguns destes apps, ou ate mesmo outros do genero, deixe seu comentário e conte sobre sua experiência.

7 comentários sobre “Aplicativos para auxiliar pacientes em Psicoterapia

  1. Iracema F Dias disse:

    🌞 Bom 🌄!!! 🌞 Excelente semana 😇. 🌻🌷🌼🌺🏵️🌹🌸🦋🐕🐩

    😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘

    Iracema

    Em 4 de jun de 2017 10:18 PM, “Psicoterapia Cognitivo Comportamental (TCC)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s