Transtorno (ou Síndrome) do Pânico

O Transtorno (ou Síndrome) do Pânico faz parte dos chamados transtornos de ansiedade e é caracterizado pela ocorrência de freqüentes e inesperados ataques de pânico, que consistem em períodos de intensa ansiedade e são acompanhados de alguns sintomas específicos como: taquicardia, perda do foco visual, falta de ar, dificuldade de respirar, formigamentos, vertigem, tontura, dor ou desconforto no peito, medo de perder o controle, sensação de irrealidade, despersonalização, medo de enlouquecer, sudorese, tremores, náuseas, desconforto abdominal, calafrios, ondas de calor, medo de desmaiar, sensação de iminência da morte, boca seca. A partir deste susto inicial, começa um processo de medo e ansiedade que vai crescendo até atingir uma intensidade em que a pessoa se sente em estado de desespero e pânico.

ciulla-clnica-psiquitrica-transtorno-de-pnico-2-638Uma das características da Síndrome do Pânico é a pessoa viver com muita ansiedade, na expectativa constante de ter uma nova crise. Este processo, denominado ansiedade antecipatória, leva muitas pessoas a evitarem certas situações e a restringirem suas vidas a um mínimo de atividades, sendo que, a evitação das situações aumenta a ansiedade a longo prazo.
Segundo o modelo cognitivo, a experiência de ansiedade diante de uma situação não seria causada pela situação em si, mas pela atribuição de um significado ameaçador ou perigoso diante de determinada situação. Logo, a experiência de ansiedade decorreria de uma atribuição exagerada de ameaça ou perigo a eventos e/ ou situações.
A pessoa que sofre de ansiedade interpreta as situações como mais perigosas do que elas realmente são. Isso ocorre devido a pressuposições ou crenças aprendidas durante sua vida. Geralmente são pessoas que se vêem muito frágeis e incapazes de enfrentar situações estressantes.
Os indivíduos que experimentam ataques de pânico recorrentes o fazem por ter uma tendência resistente a interpretar sensações físicas de modo catastrófico.
O tratamento ao Transtorno de pânico com enfoque na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) tem como objetivo ajudar o paciente a buscar interpretações alternativas às crenças exageradamente catastróficas e capacitá-lo a avaliar eventos com mais realismo, bem como auxilia-lo com técnicas comportamentais para o enfrentamento de situações temerosas.

Contato: Vivian Maria Denny Psicóloga Clinica – Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) – CRP 06/63504; vivian.psico@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s